PROJETO OFERECE AULAS GRATUITAS DE CANTO CORAL

A iniciativa é uma ação benevolente de iniciação musical coordenada pela maestrina Aparecida Russo que ministra as aulas voluntariamente.

A Prefeitura de Arceburgo, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação tem oferecido aulas de canto e coral coordenado pela maestrina Aparecida Russo.                   O projeto é uma ação voluntária de iniciação musical, que tem por objetivo o desenvolvimento de técnicas vocais, por meio de aulas práticas, teóricas e de história da música, para os públicos jovem e adulto.                                                                  Entre os objetivos do projeto estão: incentivar a prática do canto coral; desenvolver as potencialidades musicais dos alunos; e trabalhar técnicas como respiração, fonação e projeção vocal.                                                                                                             O aprendizado na turma do coral é aberto a toda e qualquer pessoa residente no município. As aulas acontecem às segundas-feiras no Colégio Arceburguense às 20 horas. Os interessados devem se dirigir às aulas para se inscreverem gratuitamente.                Durante o curso, serão repassadas orientações teóricas e práticas voltadas para os princípios de técnica vocal, técnica de respiração, dinâmica musical, palestras e desenvolvimento de repertório. Nas aulas ainda são ensinadas as técnicas de afirmação, sincronismo, respiração e a prática do canto.                                                          Normalmente, o aluno usa apenas a voz no aprendizado, mas, em certas etapas, se faz necessária a utilização de acompanhamento instrumental através do maestro Rodrigo Morigi que também integra o quadro docente nas aulas.                                                Na noite de ontem (dia 20) prefeito Gilson Mello esteve na sala de aula para presenciar e acompanhar um pouco mais de perto esse trabalho que vem sendo feito com os arceburguenses. “Durante os encontros eles desenvolvem a sensibilidade, promovem interação, a expressão vocal e corporal e trabalham a mente e tudo isso é excelente”, explicou a professora e maestrina Aparecida Russo.