PREFEITURA PUBLICA NOVO DECRETO E ADOTA NOVAS MEDIDAS CONTRA A COVID

Restrições entram em vigor a partir desta quinta-feira (10). Medidas foram tomadas devido ao crescimento de casos e ocupação de leitos de UTI na região. Comércio está autorizado a funcionar entre 5h e 20h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados até as 18h; e, aos domingos até as 15 horas.
A Prefeitura de Arceburgo publicou decreto para o combate ao Covid-19. O documento restringe o funcionamento de diversos setores da economia, além de obrigar o fechamento do comércio aos domingos às 15 horas. O decreto tem vigência até o dia 28/06, podendo ser prorrogado e ou revogado diante das circunstâncias da pandemia.
O decreto foi criado devido ao crescimento dos casos de Covid-19 na região e a ocupação dos leitos clínicos de UTI nos hospitais de referência de Guaxupé e Alfenas, além das decisões e decretos de outros municípios da região.
MUDANÇAS NO COMÉRCIO
O decreto determina que o comércio em geral pode funcionar em horários distintos em dias específicos, incluindo os postos de combustível.
O atendimento delivery está permitido após o horário de fechamento até as 23h59m, desde que os produtos (alimentos) estejam devidamente embalados para consumo fora do estabelecimento. Os estabelecimentos comerciais após o horário das determinações de fechamento estão proibidos do uso de mesas e cadeiras nas calçadas.
A exceção são as farmácias que poderão exceder o horário vedada a ocorrência de aglomeração e assegurando o distanciamento social entre as pessoas.
Com relação às igrejas e aos templos religiosos, é o mesmo que se aplica ao comércio em geral.
Continua proibida a entrada e saída de excursões no município bem como a locação de chácaras e imóveis para recreações.
Outras regras previstas no decreto são: aplicação de multas mais severas; proibição de realização de festas, eventos, confraternizações, comemorações; proibição do consumo de bebida alcoólica em vias públicas e praças e também as aglomerações de pessoas na zona urbana e rural.
Agentes do setor de Saúde intermediarão com as grandes empresas do município para implementar sistemas de escalas de revezamento de turnos e alterações de jornadas (home office) para reduzir fluxos, contato e aglomeração de trabalhadores.
Para evitar a propagação do Coronavírus é de extrema importância que todos permaneçam em suas casas. Por isso, a Prefeitura de Arceburgo suspendeu o atendimento presencial de alguns setores administrativos até dia 28. A Prefeitura vai intensificar a priorização da saúde e atender os setores impactados pela crise sanitária. Evitem ir às repartições públicas e prefiram os canais de comunicação, por exemplo o telefone e ou e-mail. Essa medida visa a continuidade dos trabalhos, e ao mesmo tempo, a proteção dos servidores.
Veja aqui os telefones e e-mails de todas as Secretarias, Departamentos e Seções do município:
O inteiro teor do Decreto Municipal nº 050/2021 pode ser conferido aqui:
COVID-19 EM ARCEBURGO
Conforme boletim epidemiológico publicado nesta quarta-feira, Arceburgo contabiliza 969 casos confirmados de Covid-19, sendo 27 mortes em decorrência da doença na cidade.