BELO HORIZONTE: REIVINDICAÇÕES E DEMANDAS JUNTO A COPASA

Durante os dias de 29 e 30 de abril, o Prefeito Gilson Mello durante missão institucional na Capital Estadual esteve na sede executiva da Copasa para levar várias demandas de interesse do município. Ele esteve acompanhado de Reginaldo Carvalho, Presidente da Câmara Municipal.

Entre os pontos apresentadas pelo Prefeito à Copasa estão, o projeto de construção da rede de água e esgoto do empreendimento Loteamento Gimar Mello, onde serão entregues 192 lotes urbanizados a população arceburguense.

Ficou estabelecido também nesse encontro com os diretores da Copasa que haverá uma parceria, entre a Administração Pública Municipal e a Copasa, para que sejam feitos levantamentos no sentido de identificar as ligações irregulares e as devidas notificações aos proprietários, para corrigir o problema sob pena de sanções administrativas. Em outros pontos da cidade também foram identificados problemas de ligações irregulares do sistema de esgoto em escoamento de água pluvial e que, também estes pontos, serão identificados e notificados para a correção. Essas irregularidades foram identificadas na última Fiscalização Operacional executada pela ARSAE a pedido da Prefeitura.

Outra pauta foi a extinção da tarifa de tratamento de esgoto pela ARSAE. Audiências Públicas (da qual Arceburgo tem participado) está estabelecendo uma única tarifa de esgoto de 74% da tarifa de água. Valor abaixo dos atuais 100% para quem tem esgoto tratado como é o caso de Arceburgo. Essa nova tributação será aplicada a partir de agosto de 2021.

Entre os assuntos discutidos estavam também a resolução de alguns conflitos sobre a devolução de créditos aos arceburguenses fruto de cobrança indevida na prestação parcial do tratamento de esgoto.

Alguns consumidores do município queriam saber como seriam compensados com essa devolução, já que não mais residiam nas casas que moravam quando foram cobrados indevidamente, ou propriamente em Arceburgo e ou porque que encerraram suas contas. A Copasa estabeleceu ao prefeito que a devolução é sobre o CPF do usuário, assim, caso o cliente esteja morando em qualquer lugar de Minas Gerais esse crédito será compensado em sua conta atual. Já aqueles que encerraram suas contas com a Copasa, ou seja, estão com a água desligada, devem contatar o canal de atendimento 115 (ligação gratuita) da Copasa para ser contemplado com a devolução de forma de reembolso em conta.