Visando a manutenção do Patrimônio Artístico, Cultural e Patrimonial, a Prefeitura de Arceburgo, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo realiza com frequência o Programa de Vistoria do Patrimônio Cultural e Patrimonial do município.
As inspeções são fundamentais porque é a evidência de como os bens que compõem o patrimônio histórico e cultural são mantidos no decorrer do tempo e são requisitos para prestação de contas junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais- IEPHA/MG para o ICMS Cultural.
Por meio da iniciativa, são realizadas vistorias para o levantamento de informações sobre as condições de conservação do patrimônio cultural de forma contínua e preventiva e não somente mediante fatos ocasionais que ameacem a integridade do patrimônio. A iniciativa consiste em uma ação de monitoramento para evitar ou reverter a degradação material. Ela também garante efeitos na proteção das referências culturais do município.
O trabalho realizado gera relatórios para o ICMS Cultural do Município, pela equipe técnica da seção do Setor Municipal do Proteção ao Patrimônio Cultural de Arceburgo, em conjunto com colaboradores do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Arceburgo.
A partir desse trabalho, de conhecimento do estado de cada imóvel, é feito um cronograma para estabelecer prioridades de investimento em melhorias de patrimônios públicos. Outra ação destacada é que, a partir das vistorias, é possível que o Conselho trabalhe na reavaliação dos imóveis inventariados visando a observar o interesse público, cultural e histórico ao Município.
Nos últimos seis anos, o município de Arceburgo tem conquistado cada vez mais pontuação positiva junto ao IEPHA por conta dos investimentos e do trabalho promissor na área cultural e patrimonial.