ARCEBURGO: CONTAS DA COPASA VÃO CAIR 15% A PARTIR DE AGOSTO

0
Boa notícia em tempos de pandemia. A partir de agosto, as contas da Copasa terão redução de 15% aos mineiros, sobretudo aos arceburguenses.
A ARSAE (Agencia Reguladora da Copasa) aprovou essa redução no valor das faturas após intenso processo de estudo e debate, com participação da sociedade e recebimento de contribuições acerca dos temas tratados. A Prefeitura arceburguense foi um dos participantes do debate.
Nessa revisão tarifária, ficou decidido a extinção da tarifa de tratamento de esgoto e a unificação geral de uma única tarifa para o serviço, seja ele coleta ou tratamento. Assim, os custos do esgotamento sanitário em vez de representar 100% do valor gasto com a água, o índice será de 74%. Esse é o caso dos consumidores arceburguenses.
METODOLOGIA DE COBRANÇA
Atualmente, a Copasa tem duas tarifas de esgotamento sanitário a depender do tipo de serviço que fornece.
Se o usuário tem apenas a coleta e o transporte do seu esgoto, ele paga a tarifa EDC, que representa 25% da conta de água.
Mas, se ele possui o serviço completo de esgoto, com a coleta, transporte e também o tratamento, paga a tarifa EDT, que representa 100% da tarifa de água (É o caso de Arceburgo).
Porém, segundo o Governo de Minas, as tarifas EDC pagam menos da metade dos custos incorridos pela Copasa. Ou seja, quem tem tratamento de esgoto subsidia grande parte da conta de quem tem somente coleta.
Agora, com a mudança aprovada, a Copasa passará a ter uma única tarifa para o serviço de esgoto, independentemente do serviço prestado.
As tarifas foram ajustadas para que o faturamento global da empresa corresponda ao que é devido pelo serviço efetivamente prestado.
Pode ser uma imagem de corpo d'água
Hosana Mello, Gian Mello e outras 234 pessoas
57 comentários
15 compartilhamentos
Curtir

Comentar
Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here