“A GOSTO DO TROPEIRO”: TRADIÇÃO, CULTURA E COMIDA BOA

Será realizado no dia 26 de agosto (sábado) a 2ª edição do “A Gosto do Tropeiro”, que é um resgate a tradição da cultura tropeira. O evento que é parte das comemorações do aniversário de emancipação de Arceburgo é uma forma de resgatar a comida caipira que era servida para os peões durante o transporte do gado antigamente. O “A Gosto do Tropeiro” reunirá diversas comitivas na Praça Matriz onde a farta comida será servida gratuitamente. O evento relembrará a tradição, toda a parte estrutural e decorativa com foco nas raízes sertanejas. Outra atração festiva do “A Gosto do Tropeiro” é a apresentação de diversos shows de artistas. A iniciativa é atribuída a Associação Rural de Arceburgo e a Prefeitura Municipal de Arceburgo, sob incumbência da Secretaria de Educação, Cultura, Lazer, Turismo Esportes, COMPAC e COMTUR.
SOBRE A TRADIÇÃO
Os grupos de boiadeiros responsáveis pelo transporte do gado eram chamados de comitivas. Dos sete integrantes do grupo, um era responsável pela comida e, por isso, partia antes dos outros. Depois de percorrer certa distância, parava com as tralhas e preparava o almoço.
A GOSTO TROPEIRO
DIA 26 DE AGOSTO – SÁBADO
LOCAL: PRAÇA MATRIZ
ARTISTAS: JEFERSON & KAUAN; MATHEUS MILITÃO; LUCCA & TADEU; GUILHERME ROMBOLI & SILVANIA e ECLÉTICA BANDA SHOW