PREFEITURA ORIENTA SOBRE OS CUIDADOS COM A DENGUE NO CEMITÉRIO

A Prefeitura de Arceburgo mantem permanentemente uma ação de combate e prevenção ao mosquito da dengue no Cemitério Municipal, já que ele é considerado ponto estratégico e, permanentemente, é monitorado. Mas, é fundamental que a população também faça a sua parte, não deixando objetos que possam acumular água nesse local, servindo de criadouro para o mosquito Aedes aegypti. Neste momento, os fatores ambientais, como a chuva, a umidade e as temperaturas elevadas, estão favorecendo a infestação; e, as arboviroses são doenças que podem se agravar e até matar.
Quem deseja levar flores aos túmulos deve optar pelas já plantadas, pois as com caule cortado precisam de vasos com água, o que pode servir de criadouro ao mosquito Aedes aegypti.
Outra atenção deve haver com os vasos ou buracos fixos de túmulos, que podem acumular água de chuva, por exemplo. É preciso colocar areia nestes recipientes. Outra preocupação é o papel de celofane que envolve as flores, que não deveria ser usado. Os vasos precisam ser furados também, para não acumular água. Alguns cuidados devem ser tomados para evitar o acúmulo de água, responsável por novos focos do mosquito, entre eles: utilizar vasos e recipientes com furos; manter o nível de areia até a borda; dar preferência a flores artificiais; retirar o embrulho de celofane dos buquês ou vasos; não utilizar pratos e cachepôs; flores naturais devem estar em contato direto com a areia; tirar os pratos dos vasos de flores e furar os vasos com flores artificiais e os vasos fixos nos túmulos.
A conscientização é muito importante para o combate à Dengue. Como o cemitério é local ideal para proliferação do mosquito, é necessário que as pessoas tomem precauções, principalmente nessa época de chuvas, propício ao mosquito.