A iniciativa reflete o compromisso da Prefeitura com a continuidade das obras de infraestrutura, caminhando para um futuro mais organizado, com infraestrutura de qualidade e mobilidade urbana eficiente. A pavimentação tem objetivo estratégico: a via liga importantes fazendas com produção cafeeira e de gado de corte. Além disso, há o fator da numerosa linha escolar que faz uso da via com diversos veículos da frota municipal. Outras razões são os numerosos moradores e chácaras que circunvizinham a via com pertencimento do local há anos e anos. A via também é ponde de ligação da via urbana através dos bairros Centenário, São Francisco, Cohab até a Santa Teresinha, Nova Arceburgo, Gimar Mello e sucessivas povoações.
Além da pavimentação asfáltica, serão realizadas melhorias essenciais, como drenagem profunda, manilhamento. Essas etapas são fundamentais para aumentar a durabilidade das vias, prevenindo problemas com erosões no futuro. Este importante projeto transformará a infraestrutura urbana trazendo mais segurança, conforto e qualidade de vida para os moradores e veículos. O asfalto não é apenas uma melhoria imediata, mas também um investimento no desenvolvimento a longo prazo, impulsionando a economia local e garantindo aos cidadãos um ambiente mais seguro e bem planejado.
Outra via urbana que será recapeada nas próximas semanas será a rua Afonso Pena. As obras nessa via atendem reinvindicação dos moradores, condutores e pedestres que fazem uso diariamente desta importante rua.
Outras ruas da cidade também estão no radar da Prefeitura para melhorias. Estudos estão sendo realizados para infraestrutura em vias, entre as quais: um trecho da rua Orlando Nicola, de acesso ao bairro Macauvinha; revitalização da rua João José Peres Fernandes (nas proximidades da Câmara Municipal, Escola Lucas Magalhães), pavimentação asfáltica da rua Antônio Ribeiro de Almeida (de acesso ao Tem de Tudo até o Distrito Industrial) e a pavimentação do prolongamento da Avenida Monsenhor Ornellas (compreendido do trecho da rua Iria Caldas até a via Sete de Setembro).
A primeira etapa para a pavimentação do trecho do Condomínio São Francisco será dada amanhã (22) com a edição do edital de licitação das obras. O prefeito Gilson Mello requereu pressa nos feitos, etapas.
A cada via concluída com recapeamentos, revitalização e ou pavimentação, Arceburgo se transforma, mostrando que, com planejamento e parcerias fortes, é possível alcançar grandes conquistas para toda a população.