O encontro foi promovido pela Associação dos Municípios Mineiros, AMM, que cobrou andamento dos pleitos dos Municípios no Congresso Nacional.
O prefeito Gilson Mello participou de audiência com a bancada mineira federal em Brasília.
Centenas de prefeitos lotaram o auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados para discutir as pautas municipalistas com senadores e deputados federais e cobrar andamento dos pleitos dos Municípios no Congresso Nacional.
Em detrimento de partidos ou posições ideológicas, os deputados e senadores presentes se mostraram dispostos a apoiar as reivindicações dos municípios mineiros, principalmente quanto a crítica situação financeira dos municípios em razão da falta de repasses do Governo do Estado com as administrações municipais.
Arceburgo tem mais de cinco milhões a receber do Governo de Minas referentes a repasses do ICMS e IPVA, além dos recursos da Saúde, Transporte Escolar, Assistência Social e Multas de Trânsito, entre tantos outros. Todos confiscados pelo Governo Estadual.
Mais de 40 deputados se revezaram em discursos e compromissos com os prefeitos durante a audiência. O deputado federal Emidinho Madeira e o diretor do Sebrae, Carlos Melles, participaram ativamente da reunião.