Determinação da Prefeitura busca garantir a segurança e integridade física dos foliões entre os dias 09 e 13, vindouros. Será terminantemente proibida a entrada de bebidas alcoólica e não alcoólicas em garrafas de vidro e qualquer outro material cortante no Carnaval Arceburguense. A medida vale também para taças e copos de vidro. Durante o período, os comércios da cidade em torno da Praça Matriz e ruas do entorno também não poderão vender para consumo externo bebidas alcoólicas e não alcoólicas em garrafas de vidro, a partir das 12h até as 06h do dia seguinte. Fica determinado pela Prefeitura que as bebidas em garrafas de vidro só poderão ser vendidas para consumo dentro do próprio estabelecimento comercial.
O folião que preferir levar sua bebida para a Praça Matriz não terá a entrada barrada, mas será permitida somente a entrada de bebida em recipiente descartável, como garrafa pet e lata. Não será proibida a entrada de caixas térmicas, mas a revista será minuciosa.
O objetivo da medida é garantir a segurança e a integridade física dos foliões. Garrafas ou recipientes de vidro, no caso de haver algum acidente ou mesmo um conflito, podem quebrar, ou serem quebradas, e causar lesões graves às pessoas.
Importante lembrar que a venda, fornecimento ou favorecimento ao acesso de bebida alcoólica para menores de 18 anos – mesmo que acompanhado por responsáveis – é expressamente proibida.
Decreto Municipal nº 011/2024