ARCEBURGO CONTA COM ATENDIMENTO PSICOLÓGICO OFERTADO PELA PREFEITURA

Com o objetivo de cuidar da saúde mental das pessoas, a Prefeitura de Arceburgo, por meio da Secretaria de Saúde, possui um importante projeto de atendimento psicológico no município. Funcionários da saúde, pacientes e familiares estão recebendo atendimento psicológico com o objetivo de reduzir o sofrimento, assim como os sintomas vivenciados como depressão, irritabilidade, ansiedade, estresse, entre outros e que precisam de manejo adequado nesse momento, especialmente nos tempos pós-covid.
O atendimento é realizado exclusivamente por psicóloga sem duração definida, dependendo da demanda do paciente. A iniciativa não visa apenas a escuta pontual, mas a detecção precoce de transtornos mentais, uma vez que, ao realizar escuta pontual, o usuário/paciente pode ser encaminhado a rede de Saúde Mental (psicoterapia e avaliação psiquiátrica), prevenindo assim os agravos à saúde mental da população.
De acordo com a coordenação da Atenção Básica, a necessidade do encaminhamento para o atendimento psicológico acontece pela demanda espontânea do usuário ao buscar ajuda no PSF do seu domicílio, ou ocorre a identificação através de algum profissional da unidade de saúde.
“A pandemia afetou a saúde mental das pessoas. Em todas as áreas, registramos o sofrimento psicológico agravado pela doença. É importante promover iniciativas de acolhimento para esse público”, destaca Alessandra Almeida, profissional responsável pela área, servidora municipal e com destacado trabalho na Clínica Encontro.