A Prefeitura de Arceburgo, por meio da Diretoria de Agricultura iniciará dia 01 de novembro, a primeira fase da vacinação contra a brucelose em bovinos fêmeas de 3 a 8 meses de idade. A vacinação é gratuita e ocorrerá durante o mês de novembro. O objetivo é reduzir os impactos negativos dessas zoonoses na saúde humana e animal, além de promover a competitividade da pecuária nacional.
A vacinação obedece ao calendário oficial estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A vacinação é obrigatória, segundo a legislação estadual. O criador que não vacinar ou não comunicar a vacinação à Defesa Agropecuária pode ser multado.
Após a conclusão da primeira fase da vacinação, a Prefeitura iniciará, brevemente, a segunda fase.
Arceburgo é uma das poucas cidades da região que arca com o custo da vacinação e de profissionais para aplicação das doses, sob a devida orientação do Governo do Estado. A imunização no município é realizada por João Barreto, veterinário habilitado na Prefeitura. Interessados e responsáveis devem contatar o agente Pedro Miguel atraves do teefone/WhatsApp (35) 9 9869-3575.
O QUE É BRUCELOSE
A brucelose é uma doença bacteriana que afeta diversos animais, incluindo os bovinos. Já os seres humanos podem contrair a doença ao consumir produtos como leite não pasteurizado, produtos lácteos contaminados (como queijo e manteiga), carne mal passada, entre outros. O cuidado com a vacinação das bezerras evita com que o animal contraia a doença e ela seja, consequentemente, transmitida à população.














