ENCONTRO DE COMPANHIAS DE REIS MANTÉM VIVA A TRADIÇÃO EM ARCEBURGO

0
Com o objetivo de resgatar uma festividade religiosa, também classificada como uma manifestação do folclore brasileiro, a Prefeitura Municipal de Arceburgo, em parceria com a Associação Folia de Reis Arceburguense promoveu ontem (17) o 26º Encontro Folclórico de Folia de Reis, que foi realizado no Clube da Praça durante todo o dia. 22 companhias de folias de reis de várias cidades paulistas e mineiras se apresentaram. Um farto almoço foi oferecido pela Prefeitura aos participantes. A Banda Fortaleza (sob batuta do Maestro Rodrigo Morigi) abrilhantou o evento que contou com a participação dos representantes do município: Gilson Mello (prefeito Municipal), Margareth Anacleto (Vice-Prefeita e Prefeita Eleita), Pároco Marcelo Nascimento e Felipe Borges (responsável pelo evento).
O encontro, sempre sob coordenação do Departamento de Cultura e Turismo (vinculado a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo) faz parte do calendário cultural do município, tem como proposta a valorização e a preservação da cultura popular, atuando como ponto de encontro dos grupos locais e incentivo à manutenção da tradição da Folia de Reis no município. O encontro visa garantir a preservação da cultura tradicional das Companhias de Reis e demonstra que Arceburgo é uma cidade que respeita e valoriza sua história.
O enredo da festa popular de origem portuguesa lembra a viagem dos três reis magos – Baltazar, Melchior e Gaspar – a Belém para encontrar Jesus recém-nascido. Os cortejos, formados por músicos, cantores e palhaços (também chamados alferes ou bastiões), percorrem as cidades rezando através do canto, pedindo bênçãos aos donos das casas por onde passam, numa demonstração de fé e cultura popular. Os destaques das Companhias de Reis são os palhaços ou bastiões, com suas máscaras, que representam os Reis Magos que se camuflam para enganar os soldados de Herodes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here