Com o objetivo de resgatar uma festividade religiosa, também classificada como uma manifestação do folclore brasileiro, a Prefeitura Municipal de Arceburgo, em parceria com a Associação Folia de Reis Arceburguense promoveu ontem (17) o 26º Encontro Folclórico de Folia de Reis, que foi realizado no Clube da Praça durante todo o dia. 22 companhias de folias de reis de várias cidades paulistas e mineiras se apresentaram. Um farto almoço foi oferecido pela Prefeitura aos participantes. A Banda Fortaleza (sob batuta do Maestro Rodrigo Morigi) abrilhantou o evento que contou com a participação dos representantes do município: Gilson Mello (prefeito Municipal), Margareth Anacleto (Vice-Prefeita e Prefeita Eleita), Pároco Marcelo Nascimento e Felipe Borges (responsável pelo evento).
O encontro, sempre sob coordenação do Departamento de Cultura e Turismo (vinculado a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo) faz parte do calendário cultural do município, tem como proposta a valorização e a preservação da cultura popular, atuando como ponto de encontro dos grupos locais e incentivo à manutenção da tradição da Folia de Reis no município. O encontro visa garantir a preservação da cultura tradicional das Companhias de Reis e demonstra que Arceburgo é uma cidade que respeita e valoriza sua história.
O enredo da festa popular de origem portuguesa lembra a viagem dos três reis magos – Baltazar, Melchior e Gaspar – a Belém para encontrar Jesus recém-nascido. Os cortejos, formados por músicos, cantores e palhaços (também chamados alferes ou bastiões), percorrem as cidades rezando através do canto, pedindo bênçãos aos donos das casas por onde passam, numa demonstração de fé e cultura popular. Os destaques das Companhias de Reis são os palhaços ou bastiões, com suas máscaras, que representam os Reis Magos que se camuflam para enganar os soldados de Herodes.



















