SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DISTRIBUI SEMENTES DE PLANTA QUE COMBATE A DENGUE

A planta Crotálaria atrai as libélulas, principal predador natural do Aedes Aegypt, com isso reduz a incidência e extermina a reprodução de mosquitos. Sementes foram distribuídas aos alunos de algumas classes.

Para reduzir a incidência dos mosquitos, principalmente o agente causador da Dengue, a Prefeitura Municipal de Arceburgo através da Secretaria de Meio Ambiente apostou em uma solução natural e simples: distribuição de sementes da planta Crotalária.                          A lógica por trás do uso da crotalária é simples. A flor atrai libélulas, insetos com hábitos semelhantes ao dos mosquitos. Ambos colocam ovos em locais com água parada. No entanto, as libélulas se alimentam dos próprios mosquitos, bem como de seus ovos e suas larvas.
A ideia é atrair um predador natural para reduzir a incidência e exterminar a reprodução de mosquitos transmissores de doenças. Várias experiências bem-sucedidas no uso da crotalária para reduzir a incidência de mosquitos já foram confirmadas pelo Brasil. “As doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti têm causado preocupações aos brasileiros. A distribuição dessas sementes é uma simples contribuição nossa a partir da conscientização dos alunos” explica Ademir Carosia, secretário de Meio Ambiente.