SECRETARIA DE EDUCAÇÃO INVESTE EM FORMAÇÃO DOCENTE

A formação continuada é um direito do professor e um dever do poder público, cuja finalidade é a melhoria da qualidade do ensino.

A Prefeitura de Arceburgo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem realizado o curso de capacitação ‘Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao seus professores e gestores educacionais.
Totalmente gratuito, o curso dispõe de vídeos e leituras, além de atividades para que os participantes, de maneira autônoma, consigam avaliar o aprendizado.
Para ministrar as oficinas dos cursos, a Prefeitura conta com a participação de profissionais de excelência como a Tania Cunha Constantino, Ana Flávia Guiaro
Eliete Antônia Madeira, Paula Gisele da Silva Moreira e Cláudia Vigo Calió. Há também a assessoria para professores de apoio que lidam com alunos com dificuldades de aprendizagens, através das profissionais psicológicas: Tânia Cristina Antonioli e Marcela Fernandes Faria.
O objetivo da formação é fundamentar os professores sobre as metodologias ativas, necessárias à implementação do trabalho por competência, além de colaborar na definição de um organizador curricular municipal, que considere o que está estabelecido na BNCC e inclua novas habilidades para atender às demandas locais.
Rosangela Claret Peres, Secretária Municipal de Educação avalia a formação de forma bastante positiva afirmando que “os encontros estão sendo bastante produtivos, pois auxiliam os participantes na compreensão da Base e os orienta a promover as mudanças na prática”.
Os cursos de BNCC estão ocorrendo simultaneamente nas escolas Colégio Arceburguense e no Espaço Educacional.
Prevista na Lei de Diretrizes e Bases (1996) e no Plano Nacional de Educação (2014), a BNCC é fruto de amplo processo de debate e negociação com diferentes atores do campo educacional e com a sociedade brasileira e passa a ser referência obrigatória para a elaboração ou revisão das propostas curriculares das escolas públicas e privadas, tornando-se o principal parâmetro para os cursos de formação inicial e continuada de professores, para a elaboração de livros e materiais didáticos e para os sistemas de avaliação.