PROGRAMA MAIS GENÉTICA: BEZERROS GÊMEOS NASCEM EM ARCEBURGO

Nascimento ocorreu no Sitio Santa Luzia, de propriedade de Marcia Moreira que já conta com quatro outros animais frutos da inseminação artificial desenvolvida pela Prefeitura, em parceria com o deputado Ediminho Madeira.

Nasceu ontem (10), um casal de bezerros gêmeos, fruto do Programa Mais Genética implantado no Município. Os animais gozam de boa saúde e foi gerada a partir de uma única inseminação, com taxa de sucesso comprovada pelo nascimento sadio e regular.
Promovido pela Prefeitura Municipal, através do Departamento de Agricultura, o programa Mais Genética tem beneficiando diversos produtores rurais no município.
Desde que foi implantado em 2017, o município está obtendo resultados positivos com o programa de inseminação. A primeiro nascimento ocorreu em julho de 2018. Desde então já houveram 54 nascimentos de bezerros, em sua maioria fêmeas. Mais de 200 inseminações já foram realizadas.
Os animais nascidos da inseminação possuem boas características reprodutivas, maior aptidão à produção leiteira e maior valor comercial.
O objetivo do projeto é o melhoramento genético do rebanho e consequentemente, o aumento da produção leiteira e a melhoria da vida no campo.
A prefeitura é parceira contínua desse projeto. Ela continua incentivando os produtores na melhoria genética do seu rebanho, fornecendo gratuitamente o sêmem de alta qualidade, os custos operacionais e arcando com o trabalho do inseminador.
Para maior otimização e fortalecimento das inseminações, a Prefeitura viabilizou um veículo próprio ao Programa Mais Genética.
Para participar, o produtor deve procurar o responsável pelo programa no município, Leandro Araújo e se cadastrar. A partir daí o inseminador fará o serviço sem custo algum.
De acordo com Leandro, o projeto foi uma ótima iniciativa da Prefeitura, pois facilita o acesso à essa tecnologia reprodutiva de alta qualidade, sem nenhum custo e de forma prática. Ele garantiu também que as inseminações não são implantadas aleatoriamente, havendo amplo acompanhamento técnico.
O Programa Mais Genética foi estabelecido no município por indicação do deputado estadual Emidinho Madeira, sendo fruto de parceria com o Governo de Minas.