PREFEITURA REALIZA SIMULAÇÃO DE ATENDIMENTO DE PACIENTES COM CORONAVÍRUS

0

A simulação realizada teve o objetivo de testar a resposta e efetividade do plano de evacuação de pacientes, visualizar erros de procedimentos que aconteceram e readequá-los.
O objetivo foi orientar a equipe do Pronto Atendimento, a respeito do manejo dos possíveis pacientes, além de identificar possíveis fragilidades no fluxo de atendimento, que vai desde a chegada da ambulância até a internação em leito de isolamento.
No fluxograma da simulação esteve toda linha de cuidados que o paciente terá, desde seu acolhimento na unidade até a eventual transferência para uma unidade referência.
Em todos os momentos, foram simuladas situações que podem acontecer entre o período que a pessoa chega até sua internação, por isso a equipe ensaiou orientações de etiqueta de tosse e de higienização e de distanciamento para o paciente quanto para o acompanhante.
Oscar Anacleto, Secretário de Saúde, Rosana Perles, responsável pelo Pronto Atendimento e demais observadores acompanharam todo o exercício, analisando o procedimento, os protocolos do serviço público, os critérios para considerar um caso suspeito e as orientações para coleta de material para análise.
“Temos que trabalhar com todas as possibilidades de contaminação. Desde o acompanhante que vem em contato com esse paciente, a vestimenta da equipe e descarte correto dos equipamentos de proteção individual, temos muitas situações que podem ser decisivas, por isso a simulação nos ajuda a verificar essas fragilidades e corrigi-las”, afirma Oscar Anacleto.
A simulação não prejudicou a normalidade dos atendimentos e os funcionários estavam realmente em serviços, ou seja, não receberam extras por isto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here