PREFEITURA PROMOVE CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA ANIMAL 2021

A Prefeitura de Arceburgo, por meio da Secretaria de Saúde, promove a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2021. A mobilização começa a partir de hoje (08), inicialmente pela zona rural.
Devido à pandemia da Covid-19, todas as medidas de segurança sanitária devem ser respeitadas, como o uso obrigatório de máscaras de proteção facial e o distanciamento social. Preferencialmente, o animal deve ser levado por apenas uma pessoa, para que não haja aglomeração.
Embora a raiva seja uma doença controlada nessas espécies, a vacinação anual é necessária para prevenir a difusão da mesma. Isso garante a manutenção do controle da enfermidade nas populações de cães e gatos e, consequentemente, nos humanos. A vacinação antirrábica, além de salvar a vida de seu animal de estimação, pode salvar a sua também.
A imunização antirrábica é destinada apenas aos animais a partir de três meses de idade. Além disso, não há contraindicação, mesmo para aqueles que estejam em período de gestação ou amamentando. As doses da vacina têm validade de um ano e são gratuitas.
Orientações – É importante que os tutores levem seus cães com coleiras aos locais de imunização e, em caso de animais bravos, com focinheira. Já os gatos, devem ser transportados em caixas ou sacos de linhagem, para evitar fugas ou acidentes.
Conheça a doença – A raiva é uma doença infecciosa aguda transmitida por meio da mordedura, arranhadura ou lambidas de animais que estejam contaminados, com quase 100% de fatalidade. Trata-se de uma zoonose, um tipo de enfermidade que pode ser transmitida do animal para o homem. Ela afeta o sistema nervoso central e pode gerar uma encefalite aguda.
Apesar de ser considerada pouco comum, a raiva ainda é foco de preocupação das autoridades, uma vez que o vírus pode permanecer incubado por até dois meses em seus hospedeiros, antes que os sintomas comecem a aparecer. Devido ao grande número de animais de rua, a vacinação antirrábica é a única forma de prevenção contra a doença.
Pode ser uma imagem de 1 pessoa, cão e texto que diz "Vacinação antirrábica 2021 cães e gatos 08/09 a 01/10 Zona Rural 04/10 a 19/10 - Zona Urbana ARCEBURGO Governo Municipal"
Hilda Alves Santos