PREFEITURA DE ARCEBURGO INICIOU A REFORMA E RESTAURAÇÃO DA IGREJA MATRIZ.

A obra tem importância para Arceburgo, já que a Igreja é um patrimônio histórico tombado pelo município. O valor da obra é de R$ 71.724,39 reais.

Preocupada em preservar a história da cidade, a Prefeitura Municipal de Arceburgo, através do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico, iniciou nessa quarta-feira (26/06) o início da reforma e restauração da área externa da Igreja Matriz dedicada a São João Batista.
O trabalho compreende a troca do reboco já condenado pelo tempo e a pintura de toda área externa da Igreja Matriz. O valor da obra é de R$ 71.724,39 reais e é de extrema importância para a estrutura da Igreja Matriz. A Empresa que venceu o processo licitatório foi a Arteco Araújo Construtora LTDA e o prazo de entrega da obra é de aproximadamente dois meses.
O prefeito Gilson Mello esclareceu que os recursos dos serviços são de competência do Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural, FUMPAC, e que a pintura da Igreja Matriz (bem tombado pelo município) é uma forma de preservar o patrimônio histórico cultural do Município. “Temos de preservar e conservar nossa própria história”, disse.
A ação de intempéries e o desgaste natural, são problemas recorrentes da pintura da igreja e para evitar uma maior degradação, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Arceburgo, gestor do FUMPAC, considerou necessária a pintura de seu exterior, já que o interior foi recentemente reformado pela própria paróquia e benfeitores.
As manutenções e a pintura são justificadas uma vez que a Igreja Matriz de São João Batista é bem imóvel tombado por força do Decreto Municipal nº 022/2011, inscrito no Livro de Tombo nº 006 nas páginas 03 e 04 do Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural do Município.
E por força das Lei Municipais nº 1.165 de 09 de março de 1998 e nº 1.572 de 20 dezembro de 2010, ficam os bens tombados sob a proteção especial do Poder Público do Executivo Municipal, cabendo ao mesmo garantir sua preservação.
Templo histórico e religioso da fé católica, a Igreja recebeu da atual administração diversas outros investimentos. Além dos necessários serviços de calhas em seu telhado, a Prefeitura também construiu uma rampa de acesso para idosos e pessoas com mobilidade físicas reduzidas na lateral da igreja.
De acordo com a Prefeitura, um cronograma de pinturas em prédios públicos está previsto que inclui o Colégio Arceburguense, o prédio sede da Prefeitura Municipal, a Casa de Cultura (Birreria) entre outros a serem revitalizados.