NOVEMBRO AZUL: DR DJAIR SAFIOTI PALESTROU SOBRE A SAÚDE DO HOMEM

0

Renomado urologista falou sobre o câncer de próstata: fatores de risco, prevenção, diagnóstico e sintomas.                                                                                          Dentro da Campanha “Novembro Azul”, de prevenção e detecção precoce do câncer de próstata, o mocoquense e médico urologista Dr Djair Safioti proferiu uma palestra na Câmara Municipal de Arceburgo na noite de ontem (28).
Diversas pessoas compareceram, na maioria homens, público alvo do evento.
O médico prestou informações sobre as estatísticas da doença, que é a segunda principal causa de câncer entre os homens, contudo, assegurou que quando diagnosticada precocemente, a doença tem 90% de chances de cura.
De acordo com o Dr Djair, alguns fatores concorrem para a incidência do câncer de próstata como: estilo de vida (sedentarismo, ingestão excessiva de gordura saturada e carne vermelha), hábitos nocivos como tabagismo e ingestão de álcool, exposição à radiação e fatores genéticos. Por isso, homens com histórico de câncer de próstata na família devem iniciar a prevenção aos 45 anos. Os demais podem começar a realizar os exames anuais (toque retal e exame de sangue PSA) a partir dos 50 anos.
O médico urologista procurou desmistificar o exame de toque, explicando que se trata de procedimento indolor, rápido e necessário a ser realizado juntamente com o exame de sangue PSA.
Segundo o especialista, o preconceito e mito do exame de toque fazem com que os homens só procurem os consultórios e hospitais quando o problema de saúde já está instalado, o que complica bastante o tratamento e a possibilidade de cura.
Djair Safioti fez um apelo no sentido de multiplicarem aquelas informações junto aos amigos e familiares para que os homens, na faixa etária indicada, realizem os exames preventivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here