MULHERES REPRESENTAM 68% DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS

No mês comemorativo do Dia Internacional da Mulher, o profissionalismo com que as servidoras desenvolvem suas funções no serviço público municipal revela um quadro muito significativo: as mulheres representam maioria na Prefeitura.                                      Hoje, a Prefeitura conta com 376 mulheres dos 548 servidores, representando 68,61% do quadro de funcionários. A totalidade dos funcionários incluem os estagiários, conselheiros tutelares, professores e serventuários das Fundações Educacionais: Centro de Inclusão Social e Espaço Educacional.                                                                                   “Cada vez mais as mulheres vêm exercendo funções que antes eram caracteristicamente masculinas, e com muito mais cuidado e dedicação”, observou o prefeito Gilson Mello ao receber o relatório do Departamento Pessoal, órgão onde a força das ações femininas também predomina. O prefeito ressaltou a importância da mulher em todos os setores, com a sua delicadeza, polidez, sensibilidade e a diferença no trato dos diversos assuntos. “A presença de funcionárias nos cargos de direção da Prefeitura, por exemplo, é um reconhecimento da atual administração, que valoriza a qualidade do trabalho e a dedicação do corpo técnico”, esclarece Rosangela Dias, diretora do Espaço Educacional Professora Ines Peres Fernandes Moraes. Parcela considerável das mulheres ocupa muitas chefias da Prefeitura, num quadro adverso ao da iniciativa privada, que restringe a igualdade de oportunidades e salários.                                                                                              O protagonismo feminino também é relevante na área social da Prefeitura. Todos os funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CRAS são constituídos de mulheres ocupando papel central no desenvolvimento de políticas públicas.                       A atuação das mulheres na área da Saúde é expressiva, contudo é na Secretaria Municipal de Educação onde está a maior parte das profissionais: são 249 mulheres, composta em sua maioria por professoras, revelando que os filhos arceburguenses passam pelo carinho das mulheres em casa e no segundo lar, a escola.                                                        Para a Prefeitura de Arceburgo, o Dia Internacional da Mulher, celebrado neste mês, tem um significado especial: as servidoras representam maioria do pessoal na administração municipal, sendo exemplos de superação, pois, além de se dedicarem aos serviços públicos, muitas são mães e com diversas outras atribuições em suas casas, demonstrando serem, além de ótimas profissionais, pilares em suas respectivas famílias.