COPASA ARRECADOU SETE MILHÕES DE REAIS EM TAXAS DOS ARCEBURGUENSES ATÉ 2018

2014.04.16 - Porto Alegre/RS/Brasil - Torneira aberta. Rua. Chão. Foto: Ramiro Furquim/Sul21.com.br

A informação é oficial da Copasa que prestou esclarecimentos a Prefeitura atendendo requerimento do prefeito Gilson Mello

Informações prestadas pela Copasa à Prefeitura de Arceburgo dão conta de que a empresa durante o período de 2010 a 2018 arrecadou aproximadamente 7 milhões de reais em taxas dos arceburguenses.                                                                                            O valor exato de R$ 6.704.098,00 é atribuído a Taxa de Esgoto Dinâmico de Coleta, EDC, que cobrava dos arceburguenses 45% sobre o consumo de água. Hoje a Copasa cobra a Taxa EDT pelo tratamento.                                                                                        Além dessa soma milionária de lucro a Copasa, há ainda dois fatos absurdos no caso: A Copasa cobrou essa taxa por dez anos sem qualquer contraprestação de serviço pois essa coleta e transporte já era realizada pela Prefeitura de Arceburgo, sem qualquer taxa antes da concessão do esgoto. E pior, além de cobrar por dez anos essa soma milionária, toda a tubulação de esgoto, interceptores, maquinários da Prefeitura foi cedido gratuitamente a Copasa pelo então prefeito Toninho da Bolsa.                                                                    “Deram nosso patrimônio de graça para a Copasa e ainda cobraram sete milhões por um serviço que a Prefeitura já fazia que era coletar, transportar e jogar o esgoto no rio. Cadê o benefício dessa iniciativa? ”, questiona o prefeito Gilson Mello.                                          O término da obra da Estação de Tratamento de Esgoto era para ser concluída em 2013. E como demorou até 2018 a cobrança da taxa EDC perdurou por anos sem qualquer serviço.  Outro dado lamentável é que a obra da Estação de Tratamento de Esgoto foi financiada pela Caixa Econômica Federal. Ou seja, os recursos de sete milhões de reais arrecadados dos arceburguenses por dez anos foram para dividendos de lucros dos acionistas da Copasa.                                                                                                                        Há meses o prefeito Gilson Mello tem cobrado dezenas de esclarecimentos à empresa de saneamento Copasa. Todos eles estão sendo informados a população. “Vou expor as vantagens da Copasa com esse contrato doa a quem doer”, desafia o prefeito, que prepara para junho um balanço das suas iniciativas em favor dos arceburguenses.