CENSO 2020: IBGE VAI CONTRATAR 234,4 MIL PROFISSIONAIS TEMPORÁRIOS

Contrato será por um ano através de processo seletivo. Arceburgo terá muitas vagas. Prefeitura será parceira no fornecimento de informações, divulgação de processo seletivo e disponibilização de locais para postos de coleta.

O IBGE fará contratação temporária de 234.416 mil profissionais para atuarem no próximo Censo 2020. Vinculado ao Ministério da Economia, o IBGE poderá contratar os profissionais a partir de janeiro de 2020. Do total de vagas, 196 mil serão para recenseador que coleta as informações junto à população. Outra atividade com número alto de vagas é o de agente censitário supervisor (23.578). Serão contratados ainda supervisores, coordenadores censitários e agentes censitários operacionais. A contratação dos profissionais depende de aprovação prévia em processo seletivo simplificado.                    O edital de abertura de inscrições para o processo seletivo simplificado será publicado no prazo de até seis meses com detalhes sobre a escolaridade exigida para cada atividade e a remuneração. O contrato terá duração de até um ano, prazo que pode ser prorrogado de acordo com a necessidade de conclusão dos trabalhos.                                                    O Censo impacta diretamente na distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e, por este motivo, as Prefeituras têm atuado para garantir que o trabalho seja realizado. O IBGE não realiza o censo demográfico desde 2015 em razão da falta de recursos e isso tem interferido na distribuição do FPM.                                      Interlocutores da Prefeitura de Arceburgo estão fornecendo informações sobre as mais recentes expansões habitacionais da cidade. Esses interlocutores também estão tratando dos preparativos para o Censo Demográfico 2020, que receberá apoio da Prefeitura no fornecimento de informações, divulgação de processo seletivo e disponibilização de locais para postos de coleta.                                                                                                   A parceria do IBGE com as Prefeituras é fundamental pois elas possuem informações confiáveis dos descritores de divisas, mapas e cadastros – que refletem melhor a realidade local, evitando omissões e duplicidades na cobertura da área do município, agilizando a coleta e reduzindo os custos da operação censitária.                                                      Os dados serão utilizados em programas e projetos que vão contribuir para: acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e a evolução das características da população ao longo do tempo; identificar áreas de investimentos.

Mais informações:

ENTENDA

Como as informações do Censo Demográfico podem ajudar a cada brasileiro?

A partir do momento em que cada família responde o questionário, ela não só retrata sua realidade, mas, junto com outros brasileiros, ajuda a formar um perfil de quantos somos, como vivemos e o que queremos melhorar no país.

A sociedade é beneficiada com os resultados da pesquisa porque ajuda:

1. na seleção de locais para a instalação de fábricas, supermercados, shopping centers, escolas, creches, cinemas, restaurantes, lojas;
  2. na análise do perfil da mão-de-obra brasileira, instrumento fundamental para sindicatos, associações profissionais e entidades de classe;
  3. na análise acadêmica do perfil sociodemográfico e econômico da população e sua evolução entre 2010 e 2020; e
  4. na reivindicação dos cidadãos por maior atenção do governo municipal ou estadual para problemas específicos: expansão da rede de água e esgoto, expansão da rede telefônica, acesso à internet etc.

Os dados serão utilizados em programas e projetos que vão contribuir para:

1. acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e a evolução das características da população ao longo do tempo;
  2. identificar áreas de investimentos prioritários em saúde, educação, habitação, transportes, energia, programas de assistência a crianças, jovens e idosos;
  3. selecionar locais que necessitam de programas de estímulo ao crescimento econômico e desenvolvimento social;
  4. fornecer referências para as projeções populacionais com base nas quais é definida a representação política no País, indicando o número de deputados federais, deputados estaduais e vereadores de cada estado e município; e
  5. fornecer subsídios ao Tribunal de Contas da União para o estabelecimento das cotas do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Participação dos Municípios. (Com informações do portal: www.censo2020.ibge.gov.br)