CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO SERÁ REALIZADO EM ARCEBURGO

O cadastramento ocorrerá na Escola Municipal Cel Candido de Souza Dias, no período de 05 a 29 de novembro, das 09h30m às 17h45m, e será realizado por servidores da Justiça Eleitoral.

Eleitores arceburguenses poderão realizar cadastramento biométrico no próprio município.
A novidade permitirá que os munícipes realizem o cadastramento sem precisar se deslocar até Monte Santo de Minas, onde está localizado o Cartório Eleitoral.
O cadastramento ocorrerá na Escola Municipal Cel Candido de Souza Dias, no período de 05 a 29 de novembro, das 09h30m às 17h45m, e será realizado por servidores da Justiça Eleitoral, sem qualquer vínculo funcional com a Prefeitura Municipal.
O Atendimento Biométrico Itinerante no município é resultado de uma parceria da Prefeitura Municipal e a Justiça Eleitoral, viabilizada através do Tribunal Regional Eleitoral.
No momento do cadastramento da biometria, é necessário apresentar documento de identificação oficial com foto, título de eleitor e comprovante de endereço. Outros documentos de identificação oficial são a carteira de trabalho, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão, certidão de nascimento ou de casamento.
Aqueles que tiveram os dados cadastrais alterados, por motivos como casamento ou separação, devem levar um documento comprobatório de alteração das informações.
O recadastramento biométrico é um procedimento simples. A média do tempo para o cadastramento é de 15 minutos por pessoa.
O atendimento será feito por ordem de chegada.
A biometria é um mecanismo a mais de segurança para certificar a identidade do eleitor na hora do voto, evitando fraudes e erros, como no caso de um terceiro que vota no lugar de quem está regularmente cadastrado.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, a biometria é usada para dar mais segurança ao eleitor e ao processo de votação. Ela se soma aos outros dispositivos de identificação do eleitor, como o caderno de votação e a exigência de apresentação de documento oficial, para aumentar a confiabilidade do sistema de votação.
Apesar de O CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO AINDA NÃO SER OBRIGATÓRIO EM ARCEBURGO, o Tribunal Superior Eleitoral estipulou o ano de 2022 como meta para se atingir 100% do eleitorado. Portanto, a novidade é oportuna.

ALISTAMENTO ELEITORAL E OUTROS SERVIÇOS
Oportunamente, outros serviços serão prestados, como por exemplo o alistamento eleitoral. Arceburguenses interessados em “tirar” o título de eleitor deverão portar os seguintes documentos: carteira de identidade (carteira de trabalho ou certidão de nascimento ou casamento; comprovante de residência original e recente; e certificado de quitação do serviço militar (reservista) para os maiores de 18 anos do sexo masculino. Eleitores também poderão requerer transferência para seções de fácil acesso.