ARCEBURGO: PROJETO DE MUSICALIZAÇÃO TEM SIDO UM SUCESSO

Apresentações dos alunos tem abrilhantado muitos eventos do município e da região, motivo de orgulho para pais, professores e para a prefeitura.

A Prefeitura de Arceburgo através do Projeto MusicArce vinculado a Secretaria Municipal de Educação e Cultura vem construindo um aprendizado de grande importância para o desenvolvimento cultural do indivíduo: a musicalização.
Com aulas oferecidas gratuitamente para dezenas de arceburguenses de todas as idades, as lições compreendem diferentes estilos e instrumentos musicais: flauta doce, viola caipira, percussão, teclado, bateria, violão, contrabaixo, saxofone, trompete, trombone, clarinete, percepção musical, leitura musical e prática de conjunto.
As aulas são ministradas na Casa da Cultura, que também abriga a sede administrativa da Associação Comercial e Empresarial de Arceburgo.
O curso possui expedientes diversificados com horário contrário ao do ensino escolar regular.
O projeto conta com a coordenação dos professores Rodrigo Morigi, Suzana Bevilacqua, Tales Carosia e Rafael Carosia.
O Projeto MusiArce tem atendido vários propósitos como a formação de hábitos, atitudes e comportamentos, auxílio na memorização de conteúdos e autoestima.
Além desses objetivos gerais, a iniciativa proporciona ainda, um clima de amizade, valores e aceitação com o colega, desenvolvimento, concentração e socialização.
“Além do benefício importante do aprendizado musical, o MusiArce também cumpre uma alternativa de ocupação social”, garante Rodrigo Morigi, um dos responsáveis pelo Musicarce.
O Projeto também aprimora talentos e vocações musicais. É que além das muitas atribuições e alternativas positivas, o Projeto também oportuniza a apresentação dos alunos nos eventos e festividades do município.
Com o apoio do CRAS e da Prefeitura, o Projeto Musicarce adquiriu novos instrumentos de ótima qualidade e acabamento com o objetivo de oferecer oficinas culturais e sociais com crianças e adolescentes atendidos pelo órgão social, CRAS.
Os instrumentos também fazem parte do projeto de criação de uma Orquestra Municipal que compreenderá o ensino musical, o estímulo a integração do grupo, autoafirmação, cooperação, disciplina, respeito, discussões temáticas como cidadania e mercado de trabalho; além é claro, de um repertório bastante eclético, oferecendo ao público a beleza, a técnica, a emoção e orgulho.
Interessados podem procurar o Musicarce na rua Coronel Cândido de Souza Dias, nº 311, Bairro Várzea e ou pelos telefones: (35) 3556 2402 ou diretamente com os professores.